As técnicas administrativas existem há milhares de anos
Por envolver atividades fortemente presentes no cotidiano social, os conceitos da área administrativa começaram a ser elaborados há muito tempo. Um livro muito estudado na graduação chama-se “A Arte da Guerra” e foi escrito por Sun Tzu, um general chinês do século VI a.C. Essa obra aborda, principalmente, conceitos de estratégia. Algo extremamente necessário para todo administrador. O curso é um dos mais procurados do Brasil
Como explicamos no início do post, milhares de pessoas prestam vestibular para a graduação em Administração, tanto que o curso aparece entre os 50 mais procurados no Ranking Universitário Folha. Isso ocorre, entre outros fatores, pela amplitude de áreas em que o profissional da área consegue atuar. É possível se especializar desde o setor financeiro até o ramo de comunicação, trabalhando com estratégias de marketing de conteúdo, por exemplo. O ensino formal da Administração chegou ao país na década de 1950. No Brasil sempre existiram administradores, afinal, existiam empresas dos mais diversos tipos no país e todas tinham algum gestor. Contudo, o ensino formal da profissão só começou a ocorrer no ano de 1952, quando foi criada a Escola Brasileira de Administração Pública.
Ao longo do tempo outras instituições foram surgindo e no ano de 1965 a profissão foi regulamentada. Desde então, o mercado administrativo só se fortalece a cada dia. O administrador tem um dia dedicado a ele. É exatamente isso. O profissional da área de Administração tem um dia de comemoração próprio. Ele é festejado a nível nacional em 09 de setembro. A data foi criada tendo como base o momento da regulamentação da profissão, feita por meio da assinatura da Lei nº 4769, em 09 de setembro de 1965. A profissão tem um juramento próprio, quem se forma na área precisa fazer o juramento específico da profissão. Ele foi criado em 1978 durante uma sessão da Assembleia de Presidentes de Conselhos de Administração, em Brasília. O texto elaborado é o seguinte:
“Prometo dignificar minha profissão, consciente de minhas responsabilidades legais, observar o código de ética, objetivando o aperfeiçoamento da ciência da administração, o desenvolvimento das instituições e a grandeza do homem e da pátria”.
Fonte: blog cathoedu

Nenhum comentário:
Postar um comentário