15 de setembro de 2020

Teoria de Maslow


 


 TEORIA DE MASLOW

A Pirâmide de Maslow, também chamada de hierarquia das necessidades de Maslow, é um conceito criado na década de 50 pelo psicólogo norte americano Abraham H. Maslow. Seu objetivo é determinar o conjunto de condições necessárias para que um indivíduo alcance a satisfação, seja ela pessoal ou profissional.

Abraham Maslow foi um psicólogo americano muito famoso entre a década de 40 e 50, em grande parte devido a sua pesquisa sobre a hierarquia das necessidades humanas e seus estudos sobre a motivação. Ele também foi um adepto da psicologia humanista, sendo considerado um dos pilares que ajudaram a fundamentar esse estudo. Segundo a visão humanista, as pessoas são basicamente iguais, sobretudo no que tange seus direitos e oportunidades, por outro lado, no ponto de vista comportamental, as pessoas tendem a ser únicas, com particularidades diferentes umas das outras, inclusive para determinadas situações e momentos.

O estudo da motivação, ou os fatores que movimentam as pessoas, é considerado um dos principais temas da teoria comportamental. A importância ao redor deste estudo ocorre pela necessidade das organizações e da administração de compreender quais são os fatores que motivam e movimentam as pessoas que dela fazem parte. A teoria das necessidades de Maslow é considerada uma das mais importantes explicações sobre a motivação humana nesse aspecto. De acordo com ela, o autor afirma que quanto mais forte a necessidade de uma pessoa, mas intensa será sua motivação, porém, uma vez satisfeita tal necessidade, extingue-se também o motivo que movimenta o comportamento humano, cessando assim a sua motivação.

https://www.portal-administracao.com/2014/09/maslow-e-hierarquia-das-necessidades.html?m=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Atualizações do Instagram

Topo